INSS foi alertado várias vezes pelas inúmeras queixas deixadas

Operação realizada nesta quarta pela PF e da CGU mirou um esquema bilionário de fraudes em recursos destinados a aposentados e pensionistas. Veja VÍDEO com análise.

Miriam Leitão: Descaso com dinheiro do público

Uma operação realizada nesta quarta-feira (23) pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) mirou um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A investigação aponta que recursos destinados a aposentados e pensionistas teriam sido desviados ao longo de anos.

Miriam Leitão comentou o caso no Bom Dia Brasil desta quinta-feira (24), destacando que o “INSS foi alertado várias vezes pelas inúmeras queixas deixadas” (veja no vídeo acima).

Ela questionou se os valores desviados serão ressarcidos e defendeu a criação de uma comissão de reparação:

“É importante para entender como devolver o dinheiro. Essa é uma etapa fundamental. O país precisa saber tudo o que aconteceu, identificar os responsáveis, recuperar ao menos parte dos recursos e garantir a devolução.”

A jornalista também chamou atenção para as dificuldades enfrentadas por pessoas com pouca familiaridade digital. Segundo ela, muitas vítimas sequer sabem que foram lesadas:

“Quem tem alguma limitação para usar os aplicativos do governo encontra barreiras para verificar se foi afetado. Muita gente perdeu dinheiro e nem sabe que perdeu.”

Fonte: https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2025/04/24/miriam-leitao-inss-foi-alertado-varias-vezes-pelas-inumeras-queixas-deixadas.ghtml