IBAMA AUTUA E APLICA MULTA NO SAEMA-SERVIÇO DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE ARARAS/SP

No último dia 16/03/2023, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, autuou e aplicou multa pesada no valor de R$ 22.555.000,00, por deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de contenção em caso de risco ou de dano ambiental grave, considerando o não atendimento às exigências do órgão ambiental competente visando a implantação de um sistema de tratamento de esgoto adequado, devidamente licenciado, capaz de tratar a totalidade dos esgotos gerados no município de Araras/SP.

A Colônia de Pescadores, juntamente com outras entidades, imprensa e diversas autoridades, vem constantemente denuciando, ao longo do tempo, o lançamento abusivo de detritos poluidores diretamente no Rio Mogi Guaçu, pelo SAEMA-SERVIÇO DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICÍPIO DE ARARAS/SP.

Foram diversas multas aplicadas pela Cetesb, e agora mais essa, pelo IBAMA.

 Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) constataram que há depósito de esgoto nas águas do rio Mogi Guaçu, o que pode estar prejudicando a saúde dos rios como um todo.

A companhia disse que, por causa do problema enviou diversas notificações e multas para o Sistema de Água e Esgoto de Araras (Saema) por causa do problema, mas não informou a quantidade das notificações, nem os valores das multas.

A Cetesb diz que as multas não foram pagas pelo Saema, que alega que entrou com recurso na Justiça.

A expectativa de todos, é que o problema seja definitivamente resolvido pelo SAEMA, ninguém suporta mais o descaso, com a  preservação do Rio Mogi Guaçu e Meio Ambiente em geral.

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2022/10/06/mau-cheiro-e-morte-de-peixes-no-rio-mogi-guacu-leva-moradores-e-pescadores-de-araras-a-justica.ghtml