24/12/2025 Neste tempo sagrado do Natal, queremos levar uma mensagem especial de fé, esperança e gratidão a todos os pescadores...

Comitê da Agência Europeia de Medicamentos baseou sua recomendação em resultados da segunda fase de testes e em um ensaio patrocinado pelo Reino Unido A Novavax comunicou ao mercado há pouco que um comitê regulatório da União Europeia (UE) recomendou a comercialização da Nuvaxovid, a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica, como dose adicional para todos os cidadãos acima de 18 anos. Matéria exclusiva para assinantes. Para ter acesso completo, acesse o link da matéria e faça o seu cadastro.
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A viação ofereceu tarifa de R$ 6,50 por quilômetro rodado e ainda não há data para início da operação. Contrato de transporte público é de R$ 493,5 milhões e tem duração de 10 anos. Apenas uma empresa foi habilitada na licitação para o transporte urbano de São Carlos.
Reprodução/EPTV
A Rigras Transporte, subsidiária da Suzantur, venceu a licitação e será a nova operadora do transporte coletivo de São Carlos (SP).
A empresa era a única habilitada na concorrência e a publicação aconteceu no Diário Oficial, nesta quinta-feira (1°). A empresa Suzantur opera sem contrato no município há 5 anos.
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A viação ofereceu tarifa de R$ 6,50 por quilômetro rodado, ante R$ 6,64 proposto em planilha anterior. O contrato de transporte público é de R$ 493,5 milhões e tem duração de 10 anos.
Início da operação
Segundo a prefeitura, os documentos apresentados pela filial da Suzantur estão totalmente quites com as obrigações impostas no edital da concorrência pública.
O início da operação depende de trâmites burocráticos na administração municipal. O processo deve passar ainda por prazo de recursos, de cinco dias, e homologação. A partir daí é feita a assinatura do contrato e passam a ser contados os 180 dias para o início da operação.
A frota da nova empresa será composta por:
91 veículos, sendo 59 ônibus básicos
22 midiônibus (ônibus maior que o micro-ônibus
3 miniônibus adaptados para atendimento do serviço porta a porta.
O conjunto ainda deve ser formado por 7 veículos reserva, sendo 5 ônibus básicos e 2 midiônibus. A vida útil dos veículos deve respeitar o limite máximo de 10 anos de idade por veículo. Já a idade média da frota deverá ser de 5 anos.
A Rigras Transportes Coletivos e Turismo é sediada em Ribeirão Pires (SP) e foi adquirida pela Suzantur em janeiro de 2021.
Licitação
Ônibus da Suzantur voltam a circular em São Carlos
Reprodução/ EPTV
Essa foi a sexta licitação em oito anos, desde que uma liminar da justiça, em 2014, impediu a renovação do contrato da empresa Athenas Paulista.
O último processo licitatório foi realizado em 2004 e teve a Athenas Paulista como vencedora. Após os dez anos de contrato, mesmo após a proibição de renovação, a empresa ficou mais dois anos operando.
Em agosto de 2016, obrigada pela Justiça, a prefeitura fez um contrato emergencial de seis meses com a Suzantur, que opera o serviço de transporte desde então, atualmente sem contrato.
Desde então foram publicados seis editais para a contratação de uma empresa para o transporte público:
Em setembro de 2016 – foi revogado outubro, após avaliação do Tribunal de Contas do Estado por irregularidades
Novembro de 2016 – também revogado pelo TCESP
Janeiro de 2018 – mais uma vez suspensos pelo TCESP
Setembro de 2018 – conseguiu chegar ao seu final, mas a prefeitura desabilitou todas as concorrentes e declarou a licitação fracassada.
Janeiro de 2019 – cancelada em dezembro. Segundo o secretário de Transporte e Trânsito da época, Coca Ferraz, nenhuma empresa atendeu as exigências do edital, no valor de R$ 393 milhões, R$ 100 milhões a menos que esta última licitação.
Entre os anos de 2020 e 2021, a prefeitura congelou a licitação do transporte público alegando falta de estrutura devido à pandemia.
Em 1º de fevereiro deste ano lançou pela sexta vez a licitação, cancelada um mês depois. A Suzantur estranhou o fato de a prefeitura pedir, ao mesmo tempo, a apresentação de proposta por valor da tarifa foi solicitado e também valor de custo por quilômetro rodado. Outro questionamento partiu da empresa Itapemirim e foi a respeito dos critérios de comprovação para participar da concorrência pública.
Em 17 de maio deste ano a empresa Rigras – que pertence à Suzantur – foi a única habilitada na licitação. Segundo a prefeitura, a outra empresa não apresentou a capacidade técnica prevista no edital. A MJM chegou a recorrer, mas permaneceu inabilitada.
Sem contrato
Ônibus da empresa Suzantur em São Carlos
Reprodução/EPTV
O transporte coletivo urbano de São Carlos é operado pela Suzantur há cinco anos sem contrato. A empresa começou a operar na cidade em agosto de 2016 para cumprir um contrato emergencial de seis meses, após o Ministério Público questionar a situação da empresa Athenas que operava sem contrato há vários anos.
O contrato com a Suzantur foi considerado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado (TCESP) e não pode prorrogado. Por conta disso, a empresa opera sem contrato e, por decisão da Justiça, deixou de receber o subsídio de 30% dos passageiros que pagam metade da tarifa, que está previsto no contrato inicial.
Em maio de 2017, o TCESP suspendeu um processo de nova contratação emergencial feito pela prefeitura por não concordar com o critério de escolha da empresa que era a de menor subsídio, ou seja, a proposta em que a prefeitura tinha que pagar menos por passageiro.
Em julho de 2017, a Suzantur entrou com uma ação na Justiça contra a prefeitura para pedir o pagamento de R$ 4 milhões, referente a cinco meses do subsídio e, em setembro, ameaçou paralisar os serviços caso o município não fizesse o repasse.
Em retaliação, a prefeitura publicou, em outubro, um decreto que autorizava a contratação de outra empresa para operar o transporte público da cidade por um período emergencial de seis meses.
A Suzantur anunciou então que iria deixar a cidade em 26 de janeiro de 2018, o que levou a prefeitura fazer uma intervenção na empresa e assumir sua operação três dias antes dessa data.
Um acordo entre a empresa e a prefeitura pôs fim à intervenção em 8 de março de 2018 a Suzantur voltou a operar na cidade.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.
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Ao todo, a concessão prevê investimentos de aproximadamente R$ 1,9 bilhão, ao longo dos 35 anos de contrato O consórcio “Águas do Sertão”, formado pela Conasa Infraestrutura e pela Allonda Ambiental, inicia nesta quinta-feira (1º) a concessão de água e esgoto em 34 municípios de Alagoas.
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Perspectiva de que a desoneração de tributos sobre energia seja mantida para 2023 foi um dos elementos considerados Os juros futuros tiveram um novo pregão de baixa, estendendo o movimento positivo do mercado local nos últimos dias, diante dos relatos de participantes do mercado de interesse estrangeiro pelos ativos locais.
Contribuíram para a dinâmica de queda nas taxas as expectativas de uma inflação menor no horizonte, com a redução nos preços da gasolina, queda das commodities e perspectiva de que a desoneração de tributos sobre energia seja mantida para 2023.
Assim, no horário de encerramento da sessão regular, às 16h, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2024 caía a 12,87%, de 12,985% do ajuste anterior; a do DI para janeiro de 2025 recuava a 11,79%, de 11,965%; a do DI para janeiro de 2026 passava para 11,59%, de 11,775% do ajuste da véspera; e a do DI para janeiro de 2027 marcava 11,58%, de 11,755%.
Edar/Pixabay

A Procuradoria-Geral do Eleitoral (PGE) apresentou parecer favorável à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto. Segundo o documento, não se verificou a “incidência de causa de inelegibilidade ou suspensão de direitos políticos” do petista.
A manifestação foi assinada pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet. Ele apontou que o ex-presidente apresentou todos os documentos previstos em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Foram atendidos os requisitos legais referentes à filiação partidária, ao domicílio eleitoral, à quitação eleitoral e à inexistência de crimes eleitorais. Não há anotação de inelegibilidade no cadastro eleitoral. Da análise das certidões criminais para fins eleitorais acostadas aos autos, não se verifica a incidência de causa de inelegibilidade ou suspensão de direitos políticos. O parecer é pelo deferimento do registro”, escreveu.
Preso na esteira da Operação Lava-Jato, Lula teve suas condenações anuladas no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que permitiu que ele disputasse as eleições deste ano. No pleito de 2018, a candidatura do petista foi barrada pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa.
O pedido de registro da candidatura de Lula foi questionado no TSE. Uma das impugnações foi apresentada pelo vereador de São Paulo Fernando Holiday (Novo), que apontou as condenações impostas ao petista pela Lava-Jato. Ele também acusou o ex-presidente de praticar abuso de poder político e econômico em atos durante a pré-campanha.
O ministro Carlos Horbach é o relator do pedido no TSE. Ainda não há data para o caso ser analisado pelo plenário. Pelo calendário eleitoral, o TSE tem até o dia 12 de setembro para analisar os registros de candidaturas.

A empresa brasileira surgiu no fundo de casa e superando desafios, atualmente concorre com grandes gigantes multinacionais no mercado brasileiro de laticínios
Nacon Lacteos.
A Nacon iniciou suas atividades em 2002 com a distribuição de produtos lácteos, sempre com muita dedicação e colocando as necessidades dos clientes em primeiro lugar.
A empresa foi pioneira e atualmente é especialista em fracionamento de queijos.
Ao longo deste caminho, muitas parcerias foram firmadas com grandes indústrias nacionais e internacionais no segmento de laticínios, fornecendo produtos de alta qualidade.
Além disso, a Nacon está sempre por dentro das exigências do mercado e comprometida com a satisfação de seus clientes, tendo como principal missão a garantia da qualidade e a segurança alimentar dos produtos.
Nacon Lacteos.
A Nacon se tornou referência no país, com o fornecimento de excelência para grandes varejistas e supermercados em geral.
História da Nacon
Em 1992, aos 14 anos, o irmão mais velho de Marconde Moura, fundador da Nacon, o levou para estudar em São Paulo, onde trabalhou até 2002 em uma loja de frios, separando pedidos e vendendo.
Em 2002, ele viu a oportunidade de trabalhar por conta própria e começou a vender queijos de duas fábricas para as redes regionais em Araraquara, Ribeirão Preto e Sertãozinho, realizando entregas de laticínios, comprando e revendendo, em uma estrutura que ele montou no fundo de casa.
Foi assim que surgiu a Nacon, uma empresa familiar que aos poucos foi crescendo, superando desafios e expandindo.
Em 2010, a Nacon começou a fornecer seus produtos a nível nacional e em 2012 foi inaugurado a atual sede, com aproximadamente 3.000m². Em 2014, a empresa firmou a primeira parceria internacional.
Nacon Lacteos.
A Nacon surgiu como uma pequena empresa familiar e, atualmente, Marconde e Eliane Moura, elevaram este crescimento, chegando concorrer com as gigantes multinacionais que começaram a chegar no país.
Visando se estabelecer ainda mais no mercado, inovaram no desenvolvimento de embalagens como as skin packs.
Nacon Lacteos.
A Nacon possui uma cultura de preservação ambiental e foco na qualidade de vida e bem-estar de seus colaboradores.
20 anos da Nacon
Completando 20 anos em 2022, atualmente a Nacon é uma empresa madura e sólida, que já detém um conhecimento de mercado, sendo uma das principais empresas na parte de fracionamento e fatiamento de queijo nacionalmente.
Nacon Lacteos.
Através de parcerias com empresas multinacionais, realiza a importação, fracionamento e distribuição de produtos importados em todo Brasil.
Nacon Lacteos.
Para os próximos anos, a expectativa é que haja um aumento das parcerias, maior investimento em tecnologias, procurando desenvolver novas soluções de embalagens para apresentar ao mercado, focando no design inovador, que atenda as demandas dos clientes de forma sustentável.
Quer saber mais sobre a Nacon e os produtos que ela fornece? Clique aqui e acesse o site.
Serviço
Endereço: Av. Fortunato Bressan, 501. Jardim Brasília, Araraquara-SP, CEP: 14810-440
Contato: (16) 3311-7800

Petistas e apoiadores do ex-presidente tentam associar redução a interesses eleitorais de Bolsonaro Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciar no Twitter mais uma redução no preço da gasolina, os termos “Efeito Lula” e “Obrigado, Lula” passaram a ocupar os trending topics da rede social. Petistas procuraram associar a queda no combustível a uma iniciativa eleitoreira por parte de Bolsonaro, que estaria preocupado com o fato de Lula estar à frente nas pesquisas de intenção de voto.
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Pela manhã, a Petrobras informou que reduzirá, a partir desta sexta-feira (2), o preço médio da gasolina vendido às distribuidoras em 7,08%, com o valor passando de R$ 3,53 para R$ 3,28 por litro. Na sua conta oficial, o chefe do Executivo comemorou: “Nova redução de preços da gasolina! A partir de amanhã, 02/09, o preço médio de venda de gasolina da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,53 para R$ 3,28 por litro, uma redução de mais R$ 0,25 por litro”.
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No Twitter, petistas como o senador Humberto Costa (PT) disseram que a medida visava apenas uma melhora do desempenho do atual chefe do Executivo na campanha pela reeleição. “Petrobras anunciou mais uma redução na gasolina. Obrigado, Lula! Se não fosse @LulaOficial liderando as pesquisas, o litro estava custando R$ 8 até agora.”
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Já o deputado Orlando Silva (PCdoB) apontou que a redução acontece no mesmo dia da publicação de mais uma pesquisa de intenção de voto do Datafolha – que, nos últimos levantamentos, indicou Lula (PT) com vantagem sobre Bolsonaro.
“O EFEITO LULA tá batendo forte. No desespero do Datafolha, Bolsonaro é capaz de jogar gasolina de helicóptero. LULA SUBIU, GASOLINA CAIU!”, escreveu Silva.
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Os termos “Obrigado, Lula” e “Efeito Lula” chegaram a ocupar o top 5 de menções no Twitter na tarde desta quinta-feira.
A campanha do ex-presidente vem tentando atribuir as constantes reduções da gasolina e o aumento de R$ 600 do Auxílio Brasil até dezembro deste ano a decisões eleitoreiras de Bolsonaro.
O presidente, que chegou a prometer que o valor seria mantido para 2023, enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 com a previsão de pagamento do Auxílio Brasil no valor médio de R$ 405.
Eraldo Peres/AP
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